Ter articulações com dores faz com que sofra mais do que nunca, quando se levanta, se curva ou até quando se senta para ver televisão. À medida que envelhecemos, as dores nas articulações tornam-se cada vez mais comuns. Isto acontece porque quanto mais envelhecemos, significa que mais “usadas” foram as nossas articulações. O desgaste das nossas articulações pode resultar numa série de doenças ou lesões, que as podem deixar doridas. Não se preocupe. Nem todas as dores nas articulações são um sinal de doença subjacente. Em alguns casos, as dores nas articulações resultam de uma utilização excessiva, tais como atividade física intensa, falta de utilização, ou entorses.
A intensidade das dores nas articulações pode variar de ligeira a grave. As dores nas articulações podem afetar qualquer articulação do corpo, mas as articulações mais frequentemente afetadas são os joelhos.1 Quer seja por inflamação ou lesão, vamos informá-lo sobre tudo o que há para saber sobre as dores nas articulações, sintomas das dores nas articulações, e causas das dores nas articulações para que possa encontrar alívio e voltar a andar, abraçar, estar de pé, sentar, abrir, fechar, e simplesmente viver com muito menos gemidos por causa das dores que se intrometem no seu caminho.
Sintomas de dores nas articulações
Embora saber identificar as dores nas articulações possa parecer simples, há uma variedade de sintomas associados a dores nas articulações.
Os sintomas de dores nas articulações podem variar de ligeiros a graves.
Alguns dos sintomas são:
- Vermelhidão nas articulações
- Sensibilidade nas articulações
- Sensação de quente à volta da articulação
- Inchaço na zona da articulação
- Bloqueio da articulação
- Rigidez
- Fraqueza
- Perda do alcance de movimento ou ruídos articulares com o movimento (crepitação)2
Alguns sintomas de dores nas articulações são mais preocupantes do que outros e devem ser avaliados por um médico, enquanto outros podem ser tratados com segurança em casa.
Consulte o seu médico para estes sintomas graves de dores nas articulações:
- A dor e o inchaço nas articulações manifestaram-se subitamente
- A sua articulação está completamente bloqueada e imóvel
- A sua dor articular é acompanhada de febre, mas não de outros sinais de gripe
- A sua articulação parece deformada
- A sua dor articular dura mais de sete dias - ou, se tem estado a tomar medicação para aliviar a dor, o folheto informativo dir-lhe-á por quantos dias a pode continuar a tomar, antes de consultar um médico, se a dor não tiver desaparecido.
Praticamente qualquer articulação do corpo pode ser afetada por dores. No entanto, muito frequentemente a dor nas articulações atinge os dedos, joelhos, tornozelos, pulsos, ancas e ombros.
A dor nos joelhos é a forma mais comum de dor nas articulações.3 Isto deve-se em grande parte ao facto de colocarmos muita tensão nos joelhos quando colocamos todo o nosso peso corporal sobre eles, à medida que nos deslocamos de um lugar para o outro ao longo do dia, todos os dias.
Causas de dores nas articulações
As articulações formam as ligações entre os nossos ossos e permitem-nos mover. Uma série de condições podem causar dores nas articulações. Embora os medicamentos Voltaren disponíveis sem receita médica não possam tratar todas estas condições, é bom estar ciente delas para poder falar com o seu médico ou profissional de saúde. Estas incluem:
- Osteoartrose
- Artrite reumatóide
- Doenças do tecido conjuntivo
- Bursite
- Gota (uma forma de artrite)
- Entorses
- Inflamação do revestimento da articulação após lesão
- Hemorragia no espaço articular
- Infeção viral, tal como hepatite ou rubéola
Osteoartrose
A osteoartrose é a forma mais comum de artrose e uma condição crónica que afeta muitos adultos, especialmente após os 45 anos de idade.4 5 É o resultado da perda de cartilagem, que atua como um lubrificante entre os ossos, nas articulações, assegurando movimentos suaves e funcionais.
Quando a cartilagem se desgasta, os ossos junto das articulações friccionam uns nos outros, causando dor, rigidez e uma diminuição da amplitude dos movimentos. A osteoartrose ocorre como resultado do desgaste das suas articulações ao longo do tempo.
A osteoartrose é uma condição que tende a desenvolver-se ao longo do tempo e pode também resultar em dolorosas crises. Assim, se tiver dor numa ou mais articulações que se vai agravando com o tempo, fale com o seu médico sobre a possibilidade de ter osteoartrose.
Artrite reumatóide
A artrite reumatóide é um tipo diferente de artrite, que, ao contrário da osteoartrose, é uma doença auto-imune que danifica as articulações, cartilagem e osso próximo ao longo do tempo.
A artrite reumatóide, também conhecida como AR, pode agravar-se progressivamente ao longo do tempo ou surgir por episódios específicos ou crises. A condição resulta em dor, inchaço, rigidez e inflamação das articulações noutras partes do corpo.
Isto também pode resultar numa sensação de cansaço e de falta de bem-estar. A artrite reumatóide precisa de ser avaliada pelo seu médico. Juntos podem elaborar um plano de tratamento.
Algumas formas localizadas de reumatismo de tecidos moles podem ser tratadas com medicamentos não sujeitos a receita médica, como Voltaren.
Doenças do tecido conjuntivo
A dor generalizada nas articulações pode, por vezes, ser uma indicação de que existe outra condição subjacente que está a afetar as suas articulações e outros órgãos do seu corpo. Exemplos incluem lúpus - uma doença auto-imune em que o sistema imunitário ataca células saudáveis do corpo - ou esclerodermia - uma condição em que o sistema imunitário ataca tecido conjuntivo abaixo da pele.6
Estas condições não são normalmente tratadas com medicamentos não sujeitos a receita médica. É melhor consultar o seu médico para uma avaliação e um plano de tratamento.
Bursite
A bursite é uma condição que afeta as pequenas bolsas preenchidas com líquido sinovial - chamadas bursas - que amortecem os ossos e tendões perto das articulações. A bursite ocorre mais frequentemente nas articulações que são utilizadas em movimentos frequentes e repetitivos.
Os locais mais comuns de bursite são: ombros, cotovelos e ancas. No entanto, também pode ocorrer nos joelhos, calcanhares, ou na base do dedo grande do pé.7
Gota
A gota é um tipo de artrite que surge de repente, até mesmo a meio da noite. Caracteriza-se por crises súbitas e graves de inchaço, vermelhidão e sensibilidade nas articulações. A gota normalmente afeta inicialmente a articulação do dedo grande do pé, mas pode também afetar outros dedos, pulsos, cotovelos, ou joelhos.8
A dor provocada pela gota pode ser muito intensa. A gota pode ocorrer de poucos em poucos meses, ou anos, voltando com mais frequência se não for tratada. Embora a gota seja uma forma de artrite, é tratada de forma diferente da osteoartrose.
O seu médico pode avaliar e recomendar um tratamento para esta condição.
Entorses
As dores nas articulações são frequentemente resultado de lesões. Um acidente como uma queda pode causar ligamentos rasgados ou tendões rompidos, que normalmente causam dor repentina e severa, por vezes com "estalitos", e requerem cuidados médicos imediatos.
O uso excessivo de uma articulação pode causar tendinites (por exemplo, cotovelo de tenista) que se podem apresentar como dor num tendão das articulações, que se agrava quando se movimenta, ou dificuldade em movimentar-se, acompanhada de inchaço e rubor.
A tendinite ligeira pode ser tratada com a ajuda do seu farmacêutico, com anti-inflamatórios como Voltaren Emulgel, ou com a metodologia RICE, um acrónimo do inglês que significa descanso, gelo, compressão e elevação.9 Por vezes, bater ou torcer uma articulação da forma errada pode mesmo resultar em danos na cartilagem da articulação, ou mesmo em hemorragia no espaço articular.
Tais lesões são caracterizadas por inchaço, vermelhidão, contusões e rigidez após uma lesão.10 Se estiver a sentir algum destes sintomas, deve procurar cuidados médicos de imediato.
Inflamação do revestimento da articulação
Todas as nossas articulações são protegidas por uma fina camada de tecido chamada membrana sinovial. Quando uma articulação sofre uma lesão, a membrana sinovial pode inflamar, o que causa dor e inchaço.
Isto acontece geralmente pouco depois de ter sofrido uma lesão na articulação. A inflamação do revestimento das articulações não causa vermelhidão ou rubor e pode geralmente ser tratada em casa com repouso e anti-inflamatórios.11
Hemorragia no espaço articular
A hemorragia no espaço articular, também conhecida como hemartrose, pode ser causada por uma lesão recente no joelho, tal como uma laceração dos ligamentos ou fratura da articulação.
Os sinais de hemartrose incluem:
- Inchaço da articulação
- Aquecimento à volta da articulação
- Rigidez à volta da articulação logo após o ferimento12
Infeção viral
Algumas infeções virais podem ter um efeito generalizado no seu corpo e causar dores articulares ou artrite. Exemplos de infeções virais que podem causar sintomas semelhantes a febre e dores articulares incluem hepatite e rubéola, entre outros.13
Diagnóstico de dores nas articulações
Se sentir dores articulares persistentes ou crónicas, poderá querer obter um diagnóstico para compreender claramente o que está a acontecer com o seu corpo.
Consulte o seu médico para um diagnóstico de dores nas articulações. É uma boa ideia preparar-se para a sua consulta médica e saber o que esperar. Durante a sua visita, o seu médico pode14:
- Perguntar sobre a sua história clínica
- Fazer um exame físico
- Proceder à colheita de sangue para um teste laboratorial
- Fazer uma radiografia das articulações afetadas
Explore as alternativas Voltaren para o alívio da dor
Saúde, bem-estar e dor
A dor raramente é só física, e nem sempre é resolvida tomando apenas medicamentos. Voltaren é o seu aliado para ajudar a ter um maior controlo na sua viagem da dor, desde a forma de dormir, até ao que come, bem-estar mental e terapias complementares de alívio da dor.