Dor no ombro, no mínimo, não é divertido. Pode deixá-lo com dores, mesmo fazendo as atividades diárias mais básicas. Passear o cão? Ai! A mexer um panela de sopa? Até estremece com dores. Deitar-se para fazer uma sesta? Uma proposta dolorosa. Perceber exatamente quais os sintomas de dores no ombro e o que os está a provocar, irá colocá-lo no caminho certo para recuperar a alegria do movimento.
A dor no ombro é tipicamente causada por um problema nos músculos, nervos ou tendões que rodeiam a articulação do ombro – ...ou por um problema na própria articulação.
O ombro é uma junta articulada composta por três ossos: a clavícula (clavícula), o úmero (o osso do braço superior) e a escápula (a omoplata). O ombro é a articulação mais móvel do corpo. Obtém a sua mobilidade a partir da coifa dos rotadores – um grupo de quatro tendões que ligam os músculos circundantes aos ossos do ombro. A dor no ombro pode afetar qualquer um, e quando acontece, pode ser bastante dolorosa e perturbadora para as atividades do dia-a-dia.
Sintomas de dor no ombro
Os sintomas de dor no ombro podem parecer muito óbvios, se os estiver a sentir. Afinal, dói-lhe o ombro! O que poderia ser mais claro? No entanto, diferentes sintomas de dor no ombro podem indicar diferentes enfermidades do ombro.
Os sintomas da dor no ombro incluem:1
- Dor e rigidez que duram meses ou anos;
- Dor que intensifica quando se está a usar o braço ou o ombro;
- Dormência ou formigueiro;
- Dor súbita e severa no ombro;
- Dor na zona superior ombro, junto à zona onde a clavícula e o osso do ombro se encontram.
Causas de dor no ombro
Há quatro categorias principais em que a maioria das dores no ombro se enquadram1. São estas:
- Rutura do tendão ou inflamação - Os tendões são estruturas de tecido conjuntivo que ligam o músculo ao osso. Por vezes podem ficar inflamados ou rasgados. As ruturas do tendão podem ser parciais ou completas. A inflamação do tendão é uma causa comum de dor no ombro, sendo que estes problemas podem dar origem às condições comuns de tendinite ou bursite.
- Instabilidade articular - A instabilidade do ombro também é conhecida como ombro deslocado. Isto ocorre quando a parte superior do osso do braço (o úmero) desloca-se da ligação ao ombro. As deslocações podem ser parciais ou completas. Uma vez que ocorre uma deslocação, os ligamentos e tendões que ligam os músculos circundantes aos ossos da articulação do ombro ficam soltos ou rasgados. Isto significa que podem ocorrer repetidas deslocações, que causam dor e instabilidade quando se move o braço.
- Artrite - A artrite pode afetar a articulação do ombro, como qualquer outra articulação no corpo. No caso da osteoartrose, a cartilagem amortecedora entre os ossos da articulação degrada-se, resultando em inflamação e desconforto. A osteoartrose resulta frequentemente do desgaste, enquanto outros tipos de artrite podem ser o resultado de uma injeção ou inflamação da membrana da articulação.
- Fraturas - Fraturas são ossos partidos. No ombro, as fraturas ocorrem frequentemente ao nível da clavícula (a clavícula), da escápula (a omoplata) ou do úmero (o osso do braço superior). No caso de uma fratura, pode precisar de gesso ou de uma faixa para manter o braço imobilizado, enquanto o osso recupera. Podem ocorrer fraturas no ombro em resultado de quedas, acidentes de viação ou acidentes desportivos.
Outras causas menos frequentes de dor no ombro são tumores, infeções e problemas relacionados com os nervos. Uma das condições relacionadas com problemas nos nervos, é a síndrome da mão-ombro, também conhecida como SDRC (Síndrome de dor regional complexa), um distúrbio neuropático que se desenvolve como resposta a danos nos nervos ou outras causas como um AVC.3
Diagnóstico da dor no ombro e quando deve consultar um médico
Se está a tentar lidar com sua a dor no ombro em casa, mas não está a conseguir melhorias, então está na altura de consultar o seu médico. Por exemplo, se tentou usar Voltaren, mas a sua dor não melhorou (ou até piorou!), em 7 dias, deverá consultar o seu médico para se certificar de que não existe outra causa subjacente à dor.
Além disso, se sentir algum dos seguintes sintomas graves de dor no ombro, procure apoio médico4 de imediato:
- A dor é súbita ou muito má;
- Não consegue movimentar o braço;
- O seu braço ou ombro mudou de forma ou está muito inchado;
- Tem uma sensação de alfinetes ou agulhas a espetarem, que não desaparece;
- Não sente o braço ou ombro;
- Sente o braço ou ombro quente ou frio, ao toque;
- A dor teve início após uma lesão ou acidente, como uma queda;
- Desenvolve uma dor severa em ambos os ombros;
- Sente-se febril ou indisposto.
Qualquer um dos sintomas de dor no ombro acima pode ser um sinal de algo sério, como um ligamento ou tendão rompido ou osso fraturado. Para obter um diagnóstico, o seu médico fará o seu historial médico e realizará um exame físico. O médico tentará perceber se tem alguma sensibilidade ou inchaço e verificará a sua capacidade de alcance de movimento e estabilidade articular. Durante a visita, o seu médico poderá pedir para fazer um raio-X ou uma ressonância magnética para obter um diagnóstico em relação à dor que sente no ombro e traçar um plano de tratamento.
Descubra as alternativas Voltaren para o alivio da dor
Saúde, bem-estar e dor
A dor raramente é só física, e nem sempre é resolvida tomando apenas medicamentos. Voltaren é o seu aliado para ajudar a ter um maior controlo na sua viagem da dor, desde a forma de dormir, até ao que come, bem-estar mental e terapias complementares de alívio da dor.