Aqui explicamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre a artrite e o que pode fazer em relação a isso. Existem muitas diferenças entre os vários tipos de artrite. Embora nem toda as formas de artrite sejam iguais, existem algumas semelhanças entre as diferentes formas desta condição. Esta página pretende esclarecer todas a dúvidas sobre a artrite: o que é, que tipos existem, o que causa, quais os sintomas, e o que pode fazer em relação a isso.
Vamos começar com: o que é artrite? A artrite é ...uma inflamação, que provoca inchaço ou sensibilidade em uma ou mais articulações.1 A artrite pode afetar tanto as crianças como os adultos, mas é mais comum entre os adultos. Todos os tipo de de artrite afetam a função articular. Isto significa que os sintomas da artrite podem incluir: limitação nos movimentos, rigidez articular e dor, calor e inchaço em torno das articulações, e aumento da intensidade dos sintomas após períodos de inatividade, como no início da manhã.
(Pronto – se anda a receber o pequeno-almoço na cama por causa disto, damos-lhe todo o apoio! Mas também sabemos que mesmo um pequeno-almoço na cama não se compara com conseguir sair da cama de manhã, sem dores, e com um sorriso na cara!). No entanto, existem muitos tipos de artrite, cada um com as suas próprias características.
Continue a ler para saber que tipos de artrite existem e como os gerir.
As duas formas mais comuns de artrite são: a osteoartrose e a artrite reumatóide, sendo a osteoartrose a mais comum, entre as duas.2 Outras formas de artrite incluem: artrite juvenil, gota, fibromialgia e artrite psorítica.
Osteoartrose
A osteoartrose é a forma mais comum de artrite. A osteoartrose é uma doença articular degenerativa. Também é conhecida como artrite de desgaste, ou artrite. A osteoartrose é uma condição que tende a desenvolver-se ao longo do tempo. Por isso, se tiver dores nas articulações (em uma ou mais articulações) que pioram com o tempo, ...fale com o seu médico sobre a possibilidade de ter osteoartrose.
A osteoartrose é o resultado de uma degradação da cartilagem, que funciona como um lubrificante entre as articulações que conectam os ossos , garantindo a realização de movimentos suaves e funcionais. Quando a cartilagem se desgasta, os ossos começam a friccionar um contra o outro, provocando dor, rigidez, e uma diminuição na capacidade de realizar movimentos.
A deterioração das cartilagens expõe muitos nervos que ficam inflamados. A fricção entre os ossos torna os movimentos dolorosos, podendo criar saliências ósseas no local de atrito, assim como picos inflamatórios no local da osteoartrite, o que pode ser muito doloroso.
É muito comum encontrar osteoartrite nas articulações de maior utilização. Por exemplo, um padeiro pode ter osteoartrite nas mãos, ou um corredor nos joelhos. Também pode ser provocada pelo excesso de peso corporal, o que pode contribuir para maior tensão muscular e maior stress nas articulações.3 Os produtos da gama Voltaren podem ajudá-lo a tratar sintomas de alguns tipos de osteoartrite, como nos joelhos, ou dedos.
Artrite Reumatóide
Ao contrário da osteoartrose, a artrite reumatóide é uma doença autoimune, o que significa que o corpo ataca a membrana que rodeia as articulações, causando inflamação. Esta inflamação pode provocar danos graves nas articulações se não for tratada.
A artrite reumatóide é diferente da osteoartrose principalmente pelo facto de ser sistémica – isto é, afeta o corpo todo e não apenas as articulações. Isto pode significar problemas ao nível do coração, pulmões ou olhos.
Quando falamos de dor articular e artrite reumatóide, a membrana, conhecida como a membrana sinovial, que protege as articulações, fica inflamada. Isto pode então resultar na degradação articular. Muitas vezes, formam-se nódulos em torno das articulações, como resultado de inchaço extremo e inflamação. A artrite reumatóide danifica as articulações, cartilagem e osso mais próximo, ao longo do tempo.
A artrite reumatóide pode piorar progressivamente com o tempo, em determinados períodos ou por picos, o que resulta em dor nas articulações, inchaço, rigidez e inflamação noutras partes do corpo. Isto também pode resultar numa sensação de cansaço e redução do bem-estar. A artrite reumatóide deve ser avaliada e diagnosticada pelo seu médico. Os medicamentos Voltaren não estão indicados para o tratamento da artrite reumatóide.
Artrite juvenil
A artrite juvenil, como o nome sugere, aparece na infância ou na idade adulta e é caracterizada por dor nas articulações, inchaço, rigidez, e perda de movimento. A forma mais comum de artrite juvenil é a artrite idiopática juvenil – ou artrite de "causas desconhecidas".4 No entanto, a artrite juvenil é normalmente uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico vira-se contra si próprio e ataca os tecidos saudáveis do corpo.5 Mais uma vez, os medicamentos Voltaren não são indicados para o tratamento da artrite juvenil causada por distúrbios autoimunes, por isso o mais adequado é falar diretamente com o seu médico, neste caso.
Causas de artrite
O que causa a artrite depende do tipo de artrite que estamos a falar. As causas mais comuns de artrite são:6
- Lesão - o local de uma lesão antiga pode ser responsável pelo aparecimento de osteoartrose;
- Metabolismo anormal;
- Genética - alguns estudos demostraram que a osteoartrose pode ter causa genética, e com maior probabilidade de aparecer quanto mais velho se for (principalmente no sexo feminino);
- Infeção, como artrite devido à doença de Lyme;
- Disfunção do sistema imunológico, por exemplo no caso de artrite reumatóide.
Leia mais aqui sobre as causas de dor nas articulações.
Diagnóstico da artrite
De forma a fazer um correto diagnóstico de artrite, um médico pode fazer um exame físico, perguntar sobre o histórico de saúde familiar, ou pedir exames laboratoriais, de sangue, ou raio-X. Certifique-se que fala com o seu médico sobre qualquer sintoma de artrite que possa estar a sentir e e em que altura ocorrem, para que seja possível obter um diagnóstico, o mais adequado possível.
Descubra as alternativas Voltaren para o alivio da dor
Saúde, bem-estar e dor
A dor raramente é só física, e nem sempre é resolvida tomando apenas medicamentos. Voltaren é o seu aliado para ajudar a ter um maior controlo na sua viagem da dor, desde a forma de dormir, até ao que come, bem-estar mental e terapias complementares de alívio da dor.