Mulher com evidência de dor no pescoço

Tratamentos Naturais e Alívio da Dor da Osteoartrose

Share this article

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Quer esteja a tentar marcar umas férias em família, ou simplesmente a subir as escadas da sua casa sem sentir as frustrantes dores articulares, existem tratamentos naturais para a osteartrose que podem ser úteis na gestão da dor. 

A osteoartrose é uma doença comum nas articulações que ocorre como resultado do desgaste das articulações. A cartilagem, a substância lisa e elástica que amortece as articulações dos ossos, começa a deteriorar-se, deixando o osso em contacto com osso, o que pode provocar muitas dores. O atrito provocado pode levar a uma inflamação que provoca dor e rigidez das articulações. A redução da inflamação é fundamental para a gestão dos sintomas da osteoartrose. ...

A dor da osteoartrose pode ser tratada com medicamentos, como o paracetamol, para alívio da dor, ou AINEs como diclofenac, a substância ativa presente em Voltaren Emulgelex, que alivia a dor e reduz a inflamação. No entanto, há uma série de alternativas naturais que talvez possa considerar para a osteoartrose. Pode encontrar uma alternativa complementar no seu kit de ferramentas para a gestão da dor. 

Read More

Alívio natural da dor derivada da osteoartrose

A solução para o alívio da dor não tem de ser só tomar comprimidos. Por vezes, uma simples mudança de estilo de vida, ou uma nova forma de realizar uma tarefa diária em sua casa, pode transmitir-lhe o alívio que tanto precisa e ajudá-lo a mover-se livremente novamente. 

Voltaren apresenta uma gama de produtos que atuam no alivio da dor e combate da inflamação, mas existem muitas alternativas naturais para a osteoartrose que pode tentar juntamente com medicação. 

O que comer para aliviar os sintomas da osteoartrose

Têm sido realizados uma série de estudos sobre a ligação que existe entre o que coloca no seu prato, e a melhoria - ou agravamento – dos sintomas da osteoartrose. 

Uma das principais focos nestes estudos é tentar mostrar quais os alimentos (se houver) que têm um impacto na inflamação. Um dos principais fatores que contribuem para a dor sentida pelos doentes com osteoartrose é a inflamação das articulações: fator ligado a várias fontes alimentares. 

Não foi possível comprovar um alimento que conseguisse melhorar os sintomas da osteoartrose, e o modo de reação do corpo varia de pessoa para pessoa; este artigo  dá uma visão equilibrada de alguns alimentos que mostraram resultados positivos no alívio da dor.

Tratamentos Naturais e Osteoartrose

Homem e mulher passeiam no parque de bicicleta.

Então que tratamentos naturais, não medicamentosos e caseiros para a osteoartrose pode começar a explorar a partir de hoje?  Bem, a boa notícia é que há atividades e ações simples a fazer por casa, e que pode incorporar na sua vida a partir de agora. Aqui ficam algumas sugestões para começar:

  1. Yoga
  2. Terapia quente e fria
  3. Massagens
  4. Andar
  5. Fisioterapia
  6. Manter um peso saudável
  7. Acupuntura
  8. Sono
  9. Comunicar
  10. Ser criativo na sua rotina diária
Grupo pratica yoga no jardim.

Experimente a prática de yoga

Não precisa ser um praticante de ginástica experiente para experimentar um pouco de yoga. É bom para ganhar força, flexibilidade e equilíbrio, mesmo quando pratica os movimentos mais simples e suaves, e é reconhecido como tratamento natural para a osteoartrose.1 Encontre uma aula local, ou inscreva-se num curso online se preferir praticar na privacidade da sua própria casa.

Se pratica yoga em casa, há um número de alongamentos e exercícios  que podem ajudar as articulações artríticas e que pode verificar  aqui. 

Aplicaçãod e terapia de frio no cotovelo.

Alterne com terapias quentes e frias

Estas duas alternativas para a dor da osteoartrose podem ajudar a fornecer um alívio a curto prazo da dor, em certos casos.2 Aplicar uma garrafa de água quente na área afetada pode ser eficaz na redução da dor. As placas frias que guarda no congelador, funcionam da mesma forma. Lembre-se de não aplicar placas frias ou gelo diretamente na pele, embrulhando-as numa toalha para protegê-lo!

 

Read More

Prática de massagem.

Marque uma massagem

Ah sim, vimos que esta ideia o chamou à atenção! Mas embora possa associar a massagem a um pequeno presente que dá a si mesmo, a massagem pode ser o tratamento natural para a osteoartrose que procurava. Vários estudos têm comprovado que existe uma redução da dor naqueles que são submetidos a massagem regular. 3Consulte o seu médico antes de marcar um tratamento e certifique-se de que tem uma massagista treinada para evitar ferimentos.

Passeio no parque.

Mantenha-se em movimento

Dar um passeio pelo parque é uma ótima maneira de encontrar um amigo, enquanto os músculos trabalham. Mesmo que precise de um apoio extra, como uma muleta ou uma bengala para apoio, esses movimentos diários podem ajudar a aliviar a dor. 

Prática de fisioterapia.

Fisioterapia

Um fisioterapeuta treinado pode guiá-lo e ajudá-lo a aprender diferentes movimentos, alongamentos e exercícios que podem ajudá-lo a gerir os sintomas da osteoartrose. A fisioterapia também pode ajudar a restaurar a atividade das articulações que sofreram uma diminuição no alcance do movimento devido à osteoartrose. A fisioterapia baseia-se em exercícios em casa, bem como em sessões guiadas com um fisioterapeuta.  

Familia a conviver na cozinha.

Manter um peso saudável

Claro, podemos perder algumas gramas. Mas isto é especialmente verdade se sentir sintomas da osteoartrose. O excesso de peso coloca o stress desnecessário nas articulações. Perder apenas alguns quilos pode ajudar muito na diminuição da dor da4 artrose.  

Prática de acupuntura.

Acupuntura

Muitas pessoas acham que a acupuntura pode ajudar a aliviar as dor e rigidez associadas à osteoartrose. Se acha que isto pode ser o certo para si, consulte primeiro um profissional de saúde e garanta que vai a um profissional qualificado para administrar a terapia. 

Casal a descansar.

Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem pode ajudar a aliviar o stress da dor. Conseguir descansar bem pode ajudá-lo a lidar com a gestão dos sintomas osteoartrose. É uma parte importante do autocuidado e importante para o processo de auto-cura do seu corpo. Para garantir que descansa em condições, não se esqueça de ir para a cama à mesma hora todas as noites. Sinta-se confortável com almofadas para apoio, especialmente em torno das articulações que doem (mesmo entre os joelhos se dormir de lado)5, especialmente à noite depois de estar em movimento o dia todo.

Duas mulheres de diferentes gerações caminham de forma carinhosa na rua.

Comunique com outros

Estar com dores muitas vezes contribui para que se feche no seu pequeno mundo, evitando  atividades que outrora adorava. Isso pode levá-lo a tornar-se muito solitário. Procure apoio emocional – porque a dor não é apenas física. É muitas vezes emocional e mental. O apoio pode vir na forma de um ouvido amigo, algo mais prático como pedir ajuda para trazer as compras depois de um dia nas lojas. Também pode ser encaminhado para clínicas da dor, em que pode estar em ambientes de grupo ou individuais, onde aqueles que sofrem podem conectar-se com profissionais de saúde e outros doentes.

Homem e mulher tratam de plantas.

Seja criativo na sua rotina diária

Se as tarefas domésticas estão a começar a ser afetadas pela sua dor nas articulações, pode ser uma boa hora para pensar como elementos simples na sua casa podem proporcionar-lhe alternativas para aliviar a dor da osteoartrite.

Se gosta de ir até ao jardim, mas os seus tornozelos e joelhos doem quando se ajoelha, pense em colocar um tapete de yoga debaixo de si, ou até mesmo usar joelheiras. Ou se gosta de fazer as refeições em família todas as noites, mas cortar vegetais de pé tem o seu preço, mantenha um banquinho à mão na cozinha para que possa tirar o peso dos pés. 

Cada uma destas dicas pode parecer pequena, mas às vezes as pequenas coisas (que juntas somam coisas grandes!) são tudo o que é preciso para colocá-lo no caminho certo para recuperar o sorriso no rosto.

 

Mostrar todas as referências

Fechar referências

Share this article

PARTILHE ESTE ARTIGO: