Os nossos pobres e velhos joelhos podem passar por um mau bocado, não é verdade? Assim, ter à mão uma série de tratamentos para a dor nos joelhos, pode ser uma forma de lhes mostrar o amor e a atenção que merecem.
Para uma parte tão pequena do nosso corpo, os nossos joelhos parecem sofrer de muitos problemas, mas dado o uso que lhes damos num dia normal, e a sua complexidade, não é de admirar! Quer seja uma caminhada de 10 km, ou a baixar-se para um lugar numa sessão de cinema, os nossos joelhos estão sempre a fazer o seu papel.
Então, porque é que as coisas correm mal? Bem, há todo um conjunto de componentes que mantêm o joelho a funcionar como uma pequena peça de engenharia biológica - ossos, tendões, ligamentos, cartilagem, e bolsas sinoviais chamadas bursas. É quando algo acontece a uma destas partes que o movimento é interrompido e pode doer.
Algumas das razões comuns para a dor no joelho são:
- Lesão - entorses e tensões musculares frequentemente causadas pelo exercício físico; rotura de tendões ou ligamentos, tendinite entre a rótula e a canela; ou mesmo uma rótula deslocada
- Condições médicas como a osteoartrose
- Danos na cartilagem
- Bursite1
Quando as coisas correm mal, queremos fazer tudo o que está ao nosso alcance para voltar a pôr os joelhos nos eixos para que sejam capazes de fazer o seu trabalho com o mínimo de dor possível.
Voltaren tem uma gama de produtos que podem atuar como tratamento para as dores no joelho, proporcionando um alívio da dor, reduzindo a inflamação, e acelerando a recuperação, mas pode ser boa ideia complementar com outras ações que você mesmo pode pôr em prática.
Saiba como lidar com a dor nos joelhos com os melhores tratamentos caseiros para a dor nos joelhos.
Tratamentos caseiros para o alívio da dor nos joelhos
Então, qual a melhor maneira de atuar quando sente dor nos joelhos, sem precisar de recorrer ao seu médico? Felizmente existem várias opções disponíveis para ajudar os seus joelhos no conforto da sua própria casa.
Método RICE
Descanso (rest), gelo (ice), compressão (compression), elevação (elevation) = RICE. Estes são os primeiros passos básicos para a maioria das dores nas articulações dos joelhos. Coloque o menor peso possível sobre o joelho, e use um saco de gelo durante 20 minutos a cada 2-3 horas (não é necessário nada de especial - um saco de ervilhas embrulhado numa pequena toalha será suficiente).2
Escolha o calçado certo
Para alguns de nós, calçar aquele par perfeito de sapatos de salto alto pode realmente completar uma roupa. Mas aqueles lindos saltos altos já não parecerão tão perfeitos se no dia seguinte ficarmos a coxear em agonia.
Portanto se está a pensar em como resolver as dores que sente nos joelhos, comece por utilizar sapatos confortáveis e com apoio. Um pouco de amortecimento nos sapatos é também um complemento para suavizar o efeito do impacto nos seus passos. E não tenha receio - ainda há muitos sapatos rasos lindos por aí.
Terapia TENS
Este pode ser um termo novo para muitas pessoas, mas vale a pena explorar uma vez que pode ser o mais adequado para si. TENS significa estímulo eléctrico transcutâneo do nervo. É um tratamento não medicamentoso que alívia a dor crónica, sendo pouco provável que interfira com a sua restante medicação. Simplificando, a terapia TENS proporciona uma estimulação eléctrica aos seus nervos. Uma máquina de TENS gera impulsos elétricos que viajam desde os nervos do seu joelho, através da sua coluna vertebral até ao cérebro. Ao estimular os seus nervos, a terapia TENS ajuda a bloquear os sinais de dor no seu cérebro.3
Acupuntura
Ter agulhas inseridas na pele pode não ser a coisa preferida de todos, mas para alguns pode ser um tratamento benéfico e complementar para a dor nos joelhos, uma vez que pode bloquear a transmissão de certos sinais de dor para o cérebro.4
Exercício físico
Há momentos em que a dor nos joelhos requer repouso, e momentos em que o exercício físico é essencial como parte da recuperação - se não tiver a certeza de qual o próximo passo no seu tratamento, e qual a opção certa para a dor nos joelhos neste momento, consulte o seu médico.
Alongamentos
Os alongamentos vão manter os seus músculos relaxados e flexíveis, um verdadeiro benefício no tratamento da dor nos joelhos. Músculos relaxados significam menos stress para as articulações dos joelhos, este último pode ser causado desnecessariamente por músculos com contraturas que prendem as articulações. Os alongamentos podem também aumentar o fluxo sanguíneo nas articulações e aumentar a flexibilidade que, por sua vez, pode aumentar a funcionalidade e ajudá-lo a fazer as coisas que mais gosta.
Mantenha um peso controlado
Quanto maior o peso que as articulações dos joelhos tiverem que suportar, mais difícil se torna o seu trabalho. Livrar-se dos quilos extra é uma ótima maneira de aliviar a tensão dos joelhos, dando-lhe uma melhor oportunidade de realizar os seus movimentos diários com mais liberdade.
Os alimentos podem ter propriedades anti-inflamatórias?
A dieta pode afetar a forma como o seu corpo se comporta e a dor não é exceção. Há uma quantidade crescente de estudos destinados a descobrir se existem alimentos que ajudem a reduzir a inflamação, e a osteoartrose. Este artigo sobre dieta e dores articulares5 da Arthritis Research UK é um bom recurso para resumir o debate atual. Bónus: uma dieta com alimentos com propriedades anti-inflamatórias pode ajudar a manter o peso corporal controlado, como recomendado em cima, e libertar algum excesso de peso.
Reduza os níveis de stress
Seja através da meditação, yoga, ou simplesmente uma boa noite de sono, a redução do stress pode ajudar a gerir a sua dor crónica. O stress pode fazer com que os seus músculos fiquem contraídos, bem como aumentar a sua perceção da dor. Dê um passeio. Fale com um amigo. Tome um banho relaxante. Tente, tanto quanto possível, reduzir os seus níveis de stress e ajude a aliviar as barreiras psicológicas e mentais que possam acompanhar a dor.
Medicinas alternativas
Existem várias plantas e especiarias (que pode incluir em refeições ou bebidas) que se afirmam enquanto fitoterapêuticos para a dor nos joelhos, algumas delas submetidas a testes científicos mais rigorosos que outras. A principal razão pela qual estas opções afirmam funcionar para algumas pessoas, deve-se às suas propriedades anti-inflamatórias. Os tratamentos à base de plantas que tentam reivindicar isto, incluem: curcuma,6 gengibre,7 e glucosamina,8 embora a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos tenha rejeitado algumas dessas reivindicações - portanto, tome atenção!
Tratamentos para cada tipo de dor