Duas coisas que não se misturam bem: a vida moderna e a dor nos pulsos. Bem, estes exercícios para a dor nos pulsos podem ser os ideais para si. A artrite nos pulsos pode ser uma experiência muito dolorosa - especialmente quando as suas atividades diárias estão a exacerbar a situação. Escrever num teclado, conduzir, usar um telemóvel são todas um desafio; pode até atrasá-lo no trabalho. Saiba mais sobre exercícios para a dor nos pulsos!
A dor nos pulsos pode ser estimulada por movimentos repetitivos (pense quando agarra num volante ou escreve intensamente num teclado) que podem causar rigidez e dor nos pulsos. Também pode ser causada por osteoartrose nos pulsos. Os exercícios para a dor nos pulsos podem manter os pulsos flexíveis e sem dor.
Se tiver dores nas articulações por causa da artrite, o exercício será uma ferramenta benéfica
explica Blake Dircksen, PT, DPT, CSCS, fisioterapeuta ortopédico na Bespoke Treatments Physical Therapy & Fitness, em Nova Iorque. "E o melhor exercício que se pode fazer é um que faça com regularidade e com com menos dor."
Se estiver a sentir desconforto nos pulsos enquanto escreve num teclado, aprenda a aliviar os sintomas de dor nos pulsos com estes exercícios para a dor nas mãos.
Exercícios e alongamentos para a dor nos pulsos
Pedimos a Dircksen que partilhasse algumas das suas melhores opções de exercícios para a dor nos pulsos. "O objetivo com estes exercícios é melhorar a função e diminuir a dor", diz Dircksen. Experimente algumas das suas sugestões de exercícios e alongamentos para a dor nos pulsos, abaixo.
- Distensão dos dedos com uma fita elástica
Enrole um elástico em torno de cada um dos seus dedos. Empurrando contra a resistência do elástico, estique os dedos o mais longe possível. Aguente por um segundo e depois solte. Repita 10 vezes, depois mude o elástico para a outra mão e repita.
- Movimentos do antebraço com halteres
Coloque o antebraço sobre uma superfície plana como uma mesa ou cadeira. Segure uma extremidade de um haltere leve (1 a 5 quilos) na mão. Rodando o pulso da direita para a esquerda, levante e baixe o haltere num movimento de limpa para-brisas. Continue durante 10 a 12 repetições. Mude o haltere para a outra mão e repita do outro lado.
- Rotações com os pulsos
Agarre as mãos à sua frente, entrelaçando todos os dedos. Faça círculos lentamente com os pulsos numa direção. Faça 10 repetições, em seguida, mude e faça 10 repetições na outra direção.
Adicionar estes exercícios para a dor no pulso ao seu regime de gestão da dor deve ajudar a minimizar o desconforto nos pulsos e ajudar a diminuir a sua dor.
- Posição do oito
Entrelace os dedos à frente do seu corpo. Mantenha os cotovelos ao lado e mova as mãos entrelaçadas fazendo movimentos em forma de um oito para que cada mão fique alternadamente em cima da outra. Realize este exercício durante 10 a 15 segundos. Descanse e repita.
- Alongar acima da cabeça
Estique as mãos sobre a cabeça, esticando-se o mais longe que puder. Esta posição ajuda a esticar os músculos dos antebraços e aumenta a circulação.
- Braços de águia
Estique os braços para a frente, mantendo-os paralelos ao chão. Dobre os cotovelos. Cruze o braço direito sobre o esquerdo, enfiando o cotovelo direito na curva do cotovelo esquerdo. As costas das suas mãos devem tocar uma na outra. Se puder, vire as mãos para que as palmas das mãos se toquem. Levante os cotovelos e estique os dedos. Aguente durante 15 a 30 segundos.
Alguns exercícios para a dor nas mãos devem ser realizados com alguma precaução. Se praticar yoga, deve ter cuidado para não colocar os pulsos em risco de ferimentos adicionais. O yoga pode colocar muita pressão nos pulsos – não é uma boa ideia se já sentir dor nos pulsos. Isso é particularmente verdade se já tiver uma prática de yoga regular que envolva muito trabalho no chão e apoiar as mão no chão.
Para aliviar a dor nos pulsos ao fazer posições de yoga mais intensas, mantenha os dedos bem abertos para que o seu peso seja distribuído pelas mãos e músculos envolvidos. Isto pode ajudar a dar algum apoio aos pulsos.
Diga sempre ao seu instrutor de yoga se tiver a sentir dores nos pulsos. Ele ou ela pode ajudá-lo a encontrar alternativas às suas posições regulares de yoga para evitar que sinta dor, assim como recomendar exercícios para a dor nas mãos.
Ser consistente na prática de alguns exercícios pode ajudá-lo a recuperar a flexibilidade.
Tratamento para cada tipo de dor