
PARTILHE ESTE ARTIGO:
A dieta começa... amanhã! Todos já dissemos isto em algum momento - especialmente depois de um fim-de-semana de comida e celebração com a família. Mas o controlo do peso assume uma importância extra para aqueles que enfrentam a dor crónica. Concentrar-se mais no controlo do peso através de mudanças no estilo de vida - e não seguir uma temida (e excessivamente restritiva!) "dieta" - é fundamental para que consiga sentir os benefícios de manter um peso saudável, sendo um deles o alívio da dor. Porque não tem tanto a haver com a quantidade que comemos - mas mais sobre com o que comemos - que pode fazer a diferença.
Como se relaciona o excesso de peso e a dor crónica?
A relação entre o peso e a dor crónica é um pouco a história da galinha e do ovo. Embora exista uma forte ligação entre obesidade e dor3,4, não é claro qual causa qual. É claro que viver com dor pode fazer-nos recuar de atividades que antes amávamos, conduzindo-nos a um estilo de vida mais sedentário. Menos movimento pode significar ganho de peso para alguns de nós. Neste cenário, a dor causa o aumento de peso.
Por outro lado, há uma realidade fisiológica do excesso de peso. Transportar quilos em excesso coloca stress no nosso corpo. Isto pode causar dores músculo-esqueléticas. Quer se trate de dor excessiva na anca, dor no tornozelo, ou dor no joelho, o excesso de peso pode ter um custo ao longo do tempo. De facto, os médicos têm encontrado uma maior prevalência de dores no pescoço, costas, anca e joelho em doentes obesos.5
As dores de costas causadas pelo peso são comuns.6 O excesso de peso na barriga provoca um desalinhamento da nossa postura, fazendo com que o nosso estômago se desloque para a frente, o que pode colocar alguma tensão na zona lombar; daí as dores de costas causadas pelo excesso de peso.
As nossas articulações podem ser especialmente afetadas pelo excesso de peso. Então, pode o peso causar artrite? Se o seu peso causa artrite diretamente, permanece uma questão. No entanto, parece haver uma correlação entre estar acima do peso e sofrer de osteoartrose. De facto, o excesso de peso é um factor de risco para a osteoartrose.
Estar com excesso de peso significa transportar reservas de gordura extra no nosso corpo. A gordura corporal segrega substâncias químicas - conhecidas como citocinas e quimiocinas - para a corrente sanguínea.7 Estas substâncias aumentam a inflamação no corpo. Isto pode afetar a pressão arterial, o colesterol e a resistência à insulina. A inflamação no corpo também pode contribuir para a dor corporal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Tratamento para cada tipo de dor