
PARTILHE ESTE ARTIGO:
Dor aguda. Já deve ter ouvido este termo por aí. Talvez o tenha ouvido no consultório do médico. Ou talvez o tenha lido no folheto informativo de alguns medicamentos. Mas o que significa? O que é a dor aguda, exatamente? A dor aguda é, de uma forma simples, a dor a curto prazo que normalmente sente após uma doença, lesão, cirurgia ou parto. Pode ser uma dor pontiaguda forte ou persistente, ligeira ou intensa. A dor aguda desaparece rapidamente numa situação normal, podendo durar apenas algumas horas, ou até algumas semanas.1
Qual a diferença entre dor aguda e dor crónica?
Ao longo das nossas vidas, todos nós sentimos a uma estranha pontada de dor aqui e ali - é apenas uma parte normal da vida. Por vezes essa dor é intensa e outras vezes é ligeira. Compreender a dor pode ajudá-lo a lidar melhor com esta. Saber a diferença entre dor aguda e crónica pode também ajudá-lo a explicar melhor a sua dor, junto de um profissional de saúde. Saiba mais sobre como falar sobre a dor com o seu médico.

Sintomas da dor aguda
Os sintomas da dor aguda dependem da parte do corpo que foi afetada e do tipo de lesão.
Alguns dos possíveis sintomas associados à dor aguda podem ser:
- Inchaço
- Vermelhidão
- Inflamação
- Fadiga
- Dormência
- Rigidez ou incapacidade de utilizar a área afetada do seu corpo
- Dores intensas ou persistentes
- Tonturas
- Insónias
Estar com uma dor aguda intensa pode também dificultar a concentração ou a formulação de pensamentos coerentes. Isto pode dever-se ao facto de o tratamento e processamento da dor estar a ocupar muitos dos recursos cognitivos do cérebro.
A gravidade da sua lesão nem sempre se alinha com a intensidade de dor que sente.
Causas da dor aguda
As causas da dor aguda são muitas e variadas, e dependem do tipo de lesão que sofreu.6 No entanto, a dor aguda é frequentemente causada por alguma forma de lesão nos tecidos.7 Como resultado, os recetores de dor no cérebro são ativados por substâncias chamadas prostaglandinas, que transmitem mensagens ao seu cérebro, e se traduzem na sensação de dor.8
Podem ser causas de dor aguda, situações como tocar num fogão quente, bater com o dedo do pé, torcer o joelho durante a prática de desporto, ou dores no parto. As dores que surgem durante uma gripe são também uma forma de dor aguda. Qualquer lesão que cicatrize num período de três meses, pode ser uma causa de dor aguda.
As causas da dor aguda podem incluir:
- Parto
- Cortes e queimaduras
- Entorses e luxações musculares
- Contusões
- Ossos partidos
- Cirurgias
- Intervenções dentárias
- Doença ou febre
Gestão da dor aguda
A gestão da dor aguda gira em torno da identificação e tratamento da causa da dor. Como as causas da dor aguda são tão variadas, também os seus potenciais tratamentos e técnicas de gestão são.
No entanto, para a gestão da dor aguda que pode considerar, e que podem ser úteis se estiver a sentir este tipo de dor.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Tratamento para cada tipo de dor
Dores no joelho, dores no cotovelo, dores nas costas, dores no pescoço. O alívio da dor não é transversal a todos. Seja qual for o tipo de dor corporal que sente, Voltaren toma conta de si. Saiba tudo sobre as causas, sintomas e tratamentos para o tipo de dor que está a sentir, para que possa voltar a fazer aquelas as pequenas coisas que lhe trazem alegria.