
PARTILHE ESTE ARTIGO:
Quando sofre com dores, a falta de sono pode ser mais um sintoma que nos impede de viver a vida ao máximo. Mas mesmo que tenha encontrado uma solução para o alívio da dor, que lhe permita gerir bem os seus níveis de dor e ter algum descanso merecido,não há como negar que vivemos tempos stressantes e turbulentos,que só contribuem para que deixe de ter um sono descansado.
Com a facilidade que temos em aceder às diferentes tecnologias, facilmente estamos ligados aos acontecimentos que decorrem no mundo. Tudo isto pode aumentar os nossos níveis de stress.

Os efeitos positivos do mindfulness são: iii
- Melhor qualidade do sono
- Menos stress e menos emoções negativas
- Emoções mais positivas
- Maior foco e capacidade de memória
- Capacidade em melhorar as relações
- Maior resiliência
- Maior criatividade
Como a mindfulness ajuda a melhorar o sono e a reduzir a ansiedade
A mecânica da mindfulness é complexa e provavelmente requer muita pesquisa antes de poder ser totalmente compreendida, mas o que sabemos é que a meditação mindfulness pode melhorar significativamente a qualidade do nosso sono.iv Também sabemos que consegue melhorar a capacidade de relaxamento, ajudando a reduzir a preocupação e ruminação, e aliviando as perturbações de humor.v
Pode muito bem ser verdade que estas duas coisas estejam relacionadas – o que fará todo o sentido para quem já perdeu uma noite de sono a preocupar-se com uma apresentação importante a fazer na manhã seguinte.
Técnicas de mindfulness para melhor o sono e reduzir a ansiedade
Se procura diminuir os seus níveis de stress – e, portanto, sentir-se menos ansioso no dia-a-dia – assumir uma prática regular de meditação mindfulness, é provavelmente o melhor caminho a seguir. Um estudo realizado em estudantes de medicina (que têm as taxas mais elevadas de depressão e angústia psicológica, em relação à população no geral) demonstrou que 10-20 minutos de meditação diária mindfulness, durante 30 dias, diminuiu significativamente os níveis de stress, e aumentou significativamente o bem-estar geral.vi
Pode encontrar tutoriais de meditações de cerca de 10 a 20 minutos, de mindfulness - alguns até especificamente criados para enfrentar problemas de ansiedade e sono - em plataformas como o Spotify e YouTube, e em apps de meditação como o Headspace. Em alternativa, pode praticar a meditação mindfulness por si mesmo, simplesmente sentando-se em silêncio, por 10 a 20 minutos, trabalhando todos os pensamentos que passem pela sua cabeça, antes de se ir libertando aos poucos deles.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Tratamento por cada tipo de dor